Header AD

header ads

Seja um Youtuber de Sucesso em um Mês.


Como Tornar-me um youtuber de sucesso em um mês?


Vamos fazer isso de uma forma simples e prática, de forma que você consiga colocar seu canal no ar e obtenha sucesso em um mês. Vamos lá! 
Primeira Etapa: é muito importante você se familiarizar com Youtube, se ainda não tem costume de assistir vídeos e seguir pessoas. Faça um tour pelos canais que mais gosta, o estilo de vídeo que acha legal a edição, os que te prendem mais a atenção. Pense em assuntos que gosta de acompanhar e se sentiria bem lidando com o público, mas lembre-se de pensar “fora da caixinha”, não se rotule nem se limite, hoje faço coisas no meu canal que nunca pensava que seria capaz. Passe pelo menos 1 a 2 horas assistindo vídeos para se inspirar, veja as capas dos canais as miniaturas dos vídeos, os títulos, descrição, passeie pela maior quantidade de canais possíveis, (dentro do seu interesse de atuação).

Segunda Etapa: dia é importante você começar a definir o nicho do seu canal, qual assunto você vai lidar com o público. Se ainda está em dúvida, uma boa forma de decidir é tentar se imaginar fazendo aquele tipo de vídeo, seja sincero consigo, já me forcei a fazer algumas coisas e depois percebi que não ficaram tão boas assim. É importante que se sinta bem! Não tente imitar ninguém, existe todo tipo de público, só porque o canal A ou B fazem um tipo de coisa não quer dizer que você terá sucesso fazendo. Não se force a nada, mas antes de tentar você não terá certeza que não vai conseguir fazer, então, pelo menos tente uma vez. Passe de 1 a 2 horas pensando num nome para o seu projeto, um nome que identifique o seu conteúdo. Você pode usar o seu próprio nome ou um nome fantasia, isso vai depender do seu nicho.

Terceira Etapa: dia é importante começar a ter ideias para os vídeos do canal, geralmente os canais seguem uma linha de raciocínio. Se é canal de beleza, a pessoa fará vídeos que envolvem esse assunto, se o canal é maternidade ou de idiomas ele vai seguir uma linha para apresentar seus vídeos. Um exemplo: Vamos supor que o meu canal seja de emagrecimento, então, eu decidi que vou fazer 4 vídeos por mês, 1º vídeo vou contar minha história, no 2º dou dicas de comidas leves, no 3º vídeo falo sobre atividade física e no 4º posso falar sobre algum curso ou algum produto que ajuda a emagrecer. Percebem que quem vai mandar no canal é você, estamos falando de tráfego gratuito (orgânico) e dependendo do nicho que você irá atuar você precisará aparecer e gerar muito conteúdo que desperte a curiosidade do público. Passe de 1 a 2 horas pensando em conteúdo relevante que chame e prenda a atenção do seu público, se coloque no lugar dele e ofereça aquilo que gostaria de assistir.

Agora vamos colocar a mão na massa, chegou a hora de criar o seu canal profissional!

 Se você já tem um canal e quer usá-lo para o seu trabalho online, fique a vontade, só que seria importante você dar uma cara mais profissional para ele, colocando uma capa que identifique com a ideia central do seu projeto. Se você ainda não tem canal é bem simples, basta ter um email no gmail, acessar o youtube e na parte superior direita você encontrará a opção para criar um canal, isso não leva nem 10 minutos. Como estamos limitados por aqui ser um ebook, não vou conseguir mostrar o passo a passo, mas não tem segredo, te garanto que essa é parte mais fácil, rs. Nesse dia pode ser que não gaste nem 1 hora criando o canal, então aproveite o tempo para pesquisar mais conteúdo relevante e de entretenimento, nunca esqueça que o conteúdo será o REI do seu canal!

Você vai dar uma cara mais profissional para o canal, e como fazer isso? Criando a capa do canal e escolhendo uma foto para o perfil que represente seu projeto. Existe um padrão para a capa do canal do Youtube, pesquise no “Google Imagens” a seguinte opção “Tamanho padrão para capa do Youtube”, você vai encontrar várias imagens para seguir o tamanho. Se você não sabe mexer em editores profissionais de imagens então eu sugiro que use o editor que uso, ele é de graça e online, se chama picmonkey. Se você não conseguir usar, pesquise no youtube “como criar capa de canal no picmonkey” no youtube, você encontrará dezenas de excelentes vídeos. Eu amo essa parte, então, você passará de 1 a 2 horas se inspirando e criando a capa do canal que mais represente o seu projeto.
Sexta Etapa: é importante definir quantos vídeos seu canal terá por semana e por mês. Se decidir começar com 4 vídeos/mês, vai pensar e escrever os 4 títulos dos primeiros vídeos do canal. Assim que pensar nos títulos você vai estudar sobre cada um deles e vai tentar se imaginar gravando, quem sabe você pode até ensaiar em frente ao espelho como vai ser a introdução do vídeo. É importante que seu canal seja atualizado semanalmente, por isso coloque no ar ao menos um vídeo por semana, se perceber que consegue fazer mais você pode aumentar a quantidade de vídeos semanais, afinal quanto mais vídeos, mais visualizações e mais chances de faturar, “viralizar”, acertar. Passe 1 ou 2 horas montando a grade de vídeos do canal, se quiser já defina as datas que eles irão ao ar.

Sétima Etapa: é importante que além de estudar sobre o primeiro vídeo você já crie o roteiro do mesmo. O roteiro pode ser feito em tópicos (o que mais uso) ou você pode escrever exatamente o que vai ter no vídeo (script). O roteiro em tópicos te deixa mais à vontade para ser você mesmo e mais espontâneo, mas cuidado para não devagar demais e se perder. Faça no máximo 10 tópicos para que o vídeo não fique longo demais nem cansativo. Se for fazer o script de tudo que vai falar, cuidado para não parecer que está lendo, as pessoas não gostam e isso não prende a atenção (fica parecendo propaganda política rs). Passe 1 a 2 horas montando o roteiro do 1º vídeo e ensaiando o que vai falar, quanto mais praticar mais seguro vai parecer no vídeo.

Procure um bom ambiente, bem iluminado, não precisa montar um estúdio, mas é importante que o local acima de tudo esteja limpo e se não tiver luz artificial que pelo menos tenho a iluminação natural (que é a melhor e mais bonita, desde que o sol não fique direto no seu rosto fazendo você ficar de olhos fechados) É importante também que você defina como vai gravar, se será com celular, câmera, webcam, grave um vídeo teste para perceber a iluminação e o áudio, assim não correrá o risco de ter imprevistos quando decidir gravar de verdade. Passe 1 ou 2 horas testando ambientes, gravando pequenos vídeos, para testar áudio e iluminação, pode ser que você não goste do que vê, mas isso é normal, geralmente temos um estranhamento quando nos vimos por outro ângulo, não se preocupe isso passa!


Chegou a hora de gravar o primeiro vídeo, algumas coisas são importantes lembrar: - Você não precisa se sentir bobo falando sozinho, imagine que a câmera é um amigo muito chegado. - Se na sua casa tem sempre muita gente por perto procure gravar uma hora que não tenha tantas pessoas. - Pode ser que você tenha que gravar o mesmo vídeo várias vezes, mas a repetição vai aperfeiçoar tudo. - Não se preocupe em errar, a edição existe para ir ao ar somente o que deseja. Lembre-se que até aqui você estudou, pesquisou, treinou, então, não tem porque dar errado se estiver seguro do assunto. Pode ser que esse seja o dia mais cansativo, pois você vai precisar se arrumar e colocar muita energia para gravar, então reserve as 2 horas mais tranquilas do seu dia.

 Assista novamente os vídeos que gravou e escolha o que mais gostou, não seja tão crítico e perfeccionista, tudo fica melhor com o tempo. Nessa etapa vamos editar. Existe um monte de editores profissionais, mas vou indicar pra você nesse começo que edite no movie maker ou até mesmo no editor no Youtube (ambos são grátis), você encontrará centenas de tutoriais na internet ensinando o básico e o avançado. Nesse momento se atente para fazer o básico bem feito, para não ter maiores dificuldades e acabar desanimando. Hoje você vai passar 1, 2 ou até mais que isso aprendendo a editar (se ainda não sabe). Se concentre e se dedique para que saia bem feito, evite interrupções, então, sugiro que feche a porta e coloque o celular no silencioso.

 É importante criar uma miniatura (thumbnail) para seu vídeo, essas miniaturas são as fotos que aparecem na frente do seu vídeo quando eles são achados no youtube. Elas são importantes para chamar a atenção do público a clicar para assistir. Você conseguirá criar sua própria miniatura no Picmonkey (existem tutoriais na internet ensinando). Se você quiser compartilhar seu vídeo nas redes sociais, seria interessante criar uma versão mini, uma versão mais enxuta do vídeo que vai ao ar no seu canal. Essa versão menor é para postar no Instagram e na Fanpage, chamando para conhecer seu canal e assistir o vídeo na integra, o ideal é que esse vídeo tenha no máximo 1 minuto. Passe 1 a 2 horas criando a miniatura do seu vídeo e editando o vídeo que vai ao ar nas redes sociais em tamanho menor (não precisa fazer tudo de novo, apenas escolha partes interessantes do vídeo e corte o restante. Cuidado para não estragar o arquivo original.

Você irá subir o vídeo para o seu canal, basta clicar no botão “enviar” logo na parte superior do canal e deixar o vídeo carregando. Pode ser que demore bastante para carregar, então aproveite para pesquisar títulos sugestivos e chamativos. Nunca coloque títulos “mentirosos” que prometem uma coisa e não cumpre, isso pode acabar com a reputação do canal e te trazer muitos deslikes, seja sempre correto e coerente em tudo que for fazer. Lembre-se que sua imagem e seu nome podem estar em jogo, você pode fazer mil coisas certas, mas se fizer uma coisa errada é disso que as pessoas vão se lembrar. Deixe o vídeo como privado até o próximo dia, vamos configurar algumas coisas ainda. 1 ou 2 horas do seu dia serão dedicadas a escolher o título, subir o vídeo e deixar ele privado. Aguarde até amanhã para ele ir ao ar, se quiser mostre apenas para pessoas de confiança.

Hoje seu vídeo vai ao ar, então entre no canal, vá em gerenciador de vídeos, clique em editar. Se já escolheu o título escreva no local correspondente, do lado direito você encontra a opção carregar miniatura, clique e coloque a miniatura que criou. Na descrição do vídeo escreva um parágrafo falando sobre o conteúdo do vídeo, repita o título do vídeo na descrição. Coloque o vídeo como público e acrescente algumas tags com palavras que tem a ver com assunto do vídeo. Clique em salvar e pronto, seu vídeo está no ar! Passe 1 ou 2 horas organizando tudo e configurando seu vídeo, com o tempo isso vai ser automático e mais simples!

É importante que saiba que hoje quem está conectado tem mais chances de crescer rapidamente, não adianta você pensar que vai se limitar apenas ao Youtube e pronto. Será preciso criar pelo menos uma Fanpage no Facebook para ajudar no compartilhamento e acabar atingindo mais público. Se ainda não tem Fanpage, crie uma, é muito simples, basta ter um perfil no Facebook. Se quiser e gostar, pode criar também um perfil no Snapchat e no Instagram, mas tenha consciência se vai dar conta de fazer tudo. Tenha em mente que é o seu negócio online, o seu novo trabalho, não encare como algo qualquer, agora você tem mais responsabilidades com tudo que postar, é o seu projeto e vai te ajudar a realizar seus sonhos. Passe 1 ou 2 horas pesquisando sobre as redes sociais que seu projeto se enquadraria.

Compartilhe o link do seu vídeo e aqueça suas redes sócias com conteúdo dentro do seu nicho. Sempre chame o usuário para ação, peça para ele se inscrever, dar like, comentar, compartilhar tudo que você postar. Quanto mais visualizações seu vídeo tiver nos primeiros dias mais relevância ele terá para o Google, assim ele fará questão de te indicar nas primeiras páginas de busca. Se quiser crie imagens (para o facebook)e passe a interagir com as pessoas que comentarem e curtirem seu conteúdo. Passe 1 ou 2 horas compartilhando seu conteúdo, você pode visitar grupos abertos, outras Fanpages, outros canais e convidar as pessoas para te assistirem.

Interagir com o público é fundamental, cada comentário é importante e traz mais relevância para o seu canal, se você responde ele se sente importante e volta mais vezes, o melhor é que ele vai acabar indicando e compartilhando seu conteúdo para as outras pessoas. As vezes nossos primeiros vídeos não tem tantas visualizações e pensamos em desistir, mas no começo se eu tivesse 5 visualizações eu já comemorava, pois 5 pessoas que nunca haviam ouvido falar de mim tinham clicado e assistido meu vídeo. Portanto, não desanime, a persistência e o trabalho levam ao sucesso. Pode ser que nos primeiros dias não haja comentários nos seus vídeos, mas se houver responda, seja cordial e educado, já fiz grandes parcerias através dos comentários do Youtube. Passe até 2 horas do seu dia interagindo e buscando novos usuários para seu canal, não se abale se tiver comentários negativos, isso é comum e na maioria nas vezes é fake.

Monte o roteiro do seu segundo vídeo! Agora você já sabe como funciona e fica bem mais simples. Tente ser criativo e convincente, nesse assunto do segundo vídeo você pode ousar mais e quem sabe arriscar algo mostrando um lado mais descontraído e leve. Pesquise e estude bastante, treine, converse sobre o assunto com outras pessoas, e quem sabe pergunte sobre o que elas gostariam de assistir dentro do seu assunto, pessoas que estão fora do projeto podem ser ótimos termômetros. Mas cuidado porque algumas pessoas tendem a nos desanimar, fuja de pessoas pessimistas e negativas. Nesse dia passe 1 ou 2 horas pensando no seu segundo vídeo


Grave o 2º vídeo! Nessa etapa pode ser que você já esteja familiarizado com a câmera, com a ideia de falar sozinho, ou não, pode ainda estar com medo, inseguro, mas siga firme, você vai acostumar eu te garanto! Se eu consegui você consegue... Quem me conhece as vezes pensa que sempre foi fácil, mas não, era muito difícil mesmo, eu sempre fui aquela menina tímida que só apresentava seminário na escola se fosse obrigada. Lembro que nos primeiros vídeos eu falava baixinho com medo do meu marido ouvir rs. Se for preciso passe 1 ou 2 horas gravando, testando, melhorando o seu segundo vídeo, mas siga o seu cronograma, se houver algum imprevisto, assim que possível volte de onde parou.
Edite o seu 2º vídeo, pode ser que dessa vez você queira testar outro editor de vídeo para ter mais ferramentas a mão. Aproveite, para pesquisar e se aprofundar no assunto. Existem cursos pagos super completos que ensinam como editar profissionalmente, se achar necessário, invista, não esqueça que esse é seu mais novo empreendimento. Antes eu não editava meus vídeos, eu apenas gravava e subia para o canal, recebia muitas críticas, o canal foi crescendo e fui melhorando, hoje o público elogia e se sente mais atraído pelos vídeos. Uma boa edição faz toda diferença. Passe 1 ou 2 horas editando seu 2º vídeo, aproveite para inovar e se inspirar em edições de canais grandes. Não é copiar é se inspirar!
Como você já fez uma vez, agora será mais simples! Escolha um título chamativo, enquanto seu vídeo está subindo para o Youtube, não precisa deixar ele privado, a não ser que queira, configure a miniatura, as tags, e a descrição. Coloque o vídeo como público e salve! Aproveite pra logo em seguida compartilhar nas redes sociais, isso vai aumentar as visualizações e o engajamento nos vídeos. 1 ou 2 horas do seu dia serão dedicados a subir o vídeo configurar e compartilhar nas redes sociais.
Você está no caminho Certo


Hoje você já vai montar o roteiro do 3º vídeo, com certeza sua mente está cheia de ideias. É de extrema importância que você seja criativo e autêntico, se inspiro em outros canais mas não copie! Se quiser gravar algum vídeo muito parecido que viu em outro canal, cite o nome da pessoa que se inspirou. Se estiver animado faça uma lista de pelo menos 10 títulos para os seus próximos vídeos. Separe 1 ou 2 horas do seu dia para criar o roteiro dentro do assunto do seu vídeo e se quiser pode treinar para amanhã já gravar de primeira.

Ligue a câmera e grave o terceiro vídeo! Se for gravar do celular lembre sempre de deixa-lo na horizontal e não na vertical, pois o vídeo tem que preencher toda a tela do youtube, eu já cometi esse erro, e perdi todo conteúdo. Se possível escolha um cenário diferente para gravar, dependendo do assunto do vídeo, você não precisa aparecer, quem sabe você pode gravar um passo a passo direto da tela do computador ou um “faça você mesmo” mostrando apenas as suas mãos, o céu é o limite! Neste dia você vai passar de 1 a 2 horas gravando o seu 3º vídeo, capriche, pois as coisas vão começar a ficar ainda mais sérias.
Na hora de editar o seu 3º vídeo pesquise alguns elementos que você poderia colocar na edição, quem sabe uma música, ou um erro engraçado para deixar seu vídeo mais descontraído. Acredito que já tenha percebido que automaticamente as coisa vão se tornando mais fáceis a medida que for repetindo. Talvez algo que tivesse muita dificuldade já tenha tirado de letra agora já vai editar o vídeo 3. Se possível comece a pensar numa vinheta para o seu canal, existem centenas de vinhetas gratuitas, se ainda não puder investir em alguma paga. No dia 23 separe 1 ou 2 horas para editar e inovar em seus vídeos, quanto mais melhorar melhor é!
Suba o vídeo para o canal, não deixe de caprichar no título e na miniatura. Na descrição coloque os links, se acaso você citar algum site ou referência no conteúdo do vídeo. Uma dica bem legal é colocar os links dos vídeos anteriores do seu canal na descrição, isso ajuda a melhorar as visualizações. Nunca deixe de compartilhar o link do seu vídeo nas redes sociais! Dedique 1 ou 2 horas do seu dia para subir o vídeo, compartilhar e inovar.
Provavelmente você já tenha a ideia central do seu 4º vídeo, então hoje você vai preparar o roteiro do quarto vídeo do seu canal. Quem sabe você pode convidar algum amigo para fazer uma entrevista, ou participar do seu vídeo, as pessoas gostam de assistir esse tipo de interação, responder TAGS é bem legal dependendo do seu nicho o público vai amar. Quanto mais objetivo você for melhor, os vídeos mais assistidos e curtidos são vídeos de até 10 minutos, mais que isso tem que ser uma mega produção. Seu tempo hoje será dedicado a montar um roteiro criativo com um assunto bem objetivo para seu 4º vídeo.

Grave o 4º vídeo, se convidou alguém para gravar com você explique para ele algumas coisa que já aprendeu nesse ebook que pode deixa-lo mais tranquilo. Agora você já está mais que preparado para fazer o seu canal crescer, ao gravar esse vídeo vai perceber as coisas fluindo melhor. Evite repetições desnecessárias, vícios de linguagens e não olhar pra câmera, principalmente se gravar com a câmera frontal do celular, não olhe para sua imagem, olhe para câmera. Um conselho, nunca imite ninguém, seja você mesmo! Hoje você vai perceber que suas horas de trabalho vão render, então se quiser arriscar e gravar mais de um vídeo fique a vontade.


Hoje irá editar o 4º vídeo, com certeza se o vídeo não tiver muitos erros sua edição vai ser mais rápida que as outras. Se quiser inovar, colocar transições, alguma foto, aproveite, mas nunca deixe de seguir a linha de raciocínio do vídeo. Se seu vídeo for um vídeo mais sério, edite de forma mais simples, se o vídeo for mais descontraído aproveite para arriscar, tudo vai depender do seu nicho e da sua espontaneidade. As suas horas de dedicação hoje serão para fazer do 4º vídeo um orgulho pra você e para o seu projeto no Youtube, mas, calma, se ainda não sair como você esperava, insista, estude que vai chegar lá, mas não desista!

Mais uma vez você irá subir, editar e compartilhar um vídeo no seu canal, e será assim por muito tempo, até quando você desejar. Hoje é tudo tão automático pra mim, que não sinto dificuldades, mas confesso que tinha um pouco de preguiça de preencher tudo, fazer miniatura, editar, etc. Quando comecei a encarar com mais seriedade eu vi que as coisas poderiam ir longe. Nunca imaginei que chegaria onde estou, mas, sei que agora posso ir mais longe e você pode vir junto comigo, o que acha? Se dedique hoje a subir e configurar o vídeo no seu canal, não deixe de colocar uma miniatura chamativa e preencher a descrição do vídeo. Nunca para de se inspirar, quem sabe até em canais estrangeiros.


Agora seu canal já tem 4 vídeos, configurados, editados e compartilhados, tudo no seu devido lugar. Nessa etapa você vai sentar, analisar, assistir novamente seus vídeos e listar o que você pode e precisa melhorar, a auto crítica muitas vezes é imprescindível para o crescimento, mas cuidado para não ser exigente demais. É importante traçar novas metas para o canal, se achou que 4 vídeos não foram suficientes, acha que dá pra gravar 8 por mês, então, faça! Escreva tudo no papel, os vídeos e possíveis datas para os próximos vídeos irem ao ar, mas leve em consideração o tempo de criar, gravar e editar, sempre. Nesse dia, você vai se dedicar a analisar seu canal, ver o que pode melhorar e traçar novas metas de vídeos para que ele possa crescer ainda mais!

Agora que já traçou as metas para os vídeos do próximo mês, comece a colocar a mão na massa e se programar para gravar, acredito que o ritmo pode aumentar e tudo que você fez em 30 dias conseguirá fazer em 15. Um importante passo é sempre acompanhar o seu canal, na parte de analytics, anote a quantidade de inscritos, visualizações, vídeos, likes e deslikes a cada mês, assim você vai ver o crescimento do seu canal mais de perto em proporções.

O céu é o limite, inove, cresça, faça boas parcerias, não desista, e se desanimar saiba que é normal, anormal seria se desse tudo certo de primeira. Os obstáculos servem para valorizar mais as coisas importantes. Nunca vou esquecer as dificuldades que passei, os primeiros comentários negativos, meu primeiro vídeo que viralizou e nem o outro que não tive nenhum visualização. Estamos construindo um projeto, queremos correr atrás dos nossos sonhos e as lutas e vitórias fazem parte da vida. Onde no mundo você pode montar o seu negócio de graça e ainda lucrar com isso? Trabalhar com Youtube não é ligar a câmera para aparecer, é enxergar uma oportunidade de mudar de vida.

Caso você não tenha coragem de lutar para produzir um bom conteúdo, sugiro e procurar um emprego ou estudar para um concurso.


Boa sorte!

Seja um Youtuber de Sucesso em um Mês. Seja um Youtuber de Sucesso em um Mês. Reviewed by Letícia Ferroth on fevereiro 11, 2018 Rating: 5

Post AD

home ads