Um blog para fazer você pensar!

Notícias

segunda-feira, 19 de março de 2018

Vitimismo, o mal do futuro.



O vitimismo vem tomando cada vez mais espaço em todos os níveis sociais. Hoje é praticamente impossível não presenciar depoimentos e notícias que me faz refletir aonde nós vamos parar.
O vitimismo e suas raízes
Prazer! Me chamo Letícia  Ferroth e vim tratar de um assunto um tanto quanto delicado, Vitimismo.
Acho que você já deve ter visto ou escutado algo sobre esse assunto nas redes sociais. O tal "mimimi"!
Mas como esse termo surgiu?
A palavra é oriunda da palavra vítima.
Vítima de um sistema capitalista, vítima da opressão, vítima de uma sociedade intolerante. Mas será que é isso mesmo? Ou trata-se de uma incapacidade de superação e pela falta da busca reconhecimento? Fica pra você analisar. A verdade é que devemos mudar o foco para podermos evoluir como ser humano.
Há alguns anos foi noticiado a história de um Rapaz pobre e negro que tinha passado em uma Universidade Federal no estado de Pernambuco. Me chamou muito a atenção nessa história, pois esse jovem morava em um bairro bem humilde e sua mãe catava material reciclável para ter o que comer.
Daí eu te pergunto! Porque um jovem negro e pobre conseguiu brilhante conquista em sua vida e outros por aí continuam se fazendo de vítima e culpando tudo e todos por seu fracasso?
Sabe onde está a diferença? Na atitude!
É fato que a nossa educação não é das melhores. Assim como também é fato que os jovens estão mais preocupados em passar de ano do que aprender. E esse foi o diferencial desse jovem para os outros.
Em quanto alguns ficam se vitimizando outros agem, em quanto uns vão para a escola para aprender outros só querem mostrar aos pais que passaram de ano.


Vamos a outros casos! Você já deve ter visto também os inúmeros protestos que tomam conta de mídia quase que diariamente. Não vou falar especificamente do protesto mas sim de algumas pessoas que se aproveitam dessa ocasião para causar algum transtorno e depois pousa de vítima da opressão desenfreada.
Primeiro : Se você vai protestar, porque vai de máscara ou com uma bandana no rosto? 
Uma boa parte desses protestos visam alguns órgãos públicos e você deve saber que nesses locais existem seguranças feitas por policiais.
Uma coisa é óbvia!  Eles estão ali para impedir invasão e é mais óbvio ainda que se alguém tenta fazer usando a força é lógico que vai ser impedido.
Daí vemos nos noticiários um chororô sem limites. A pessoa quebra tudo, agride e ainda quer ser tratada com lindas flores.
Parece piada não é? Mas infelizmente é nossa triste realidade.
Esse vitimismo vem tomando as pessoas como um câncer e é isso que devemos combater.
Ponha na sua cabeça que você é o único responsável pelo seu destino. Não é o governo nem os governantes, não é a sociedade nem o mundo que você julga ruim que vai brilhar para você sem que você faça esforço algum.
Não é restringindo o direito de uma pessoa que você terá o seu direito respeitado.  Acorde!
Letícia Ferroth.

14 comentários:

  1. oi!
    Verdade, hoje em dia tem muitas pessoas que se fazem de vitimas.Temos que tomar muito cuidado com o que dizemos ou podemos acabar ou distorcerão nossas palavras...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo que andamos vitimistas, com tudo, na verdade, acho que as facilidades têm produzido essa ideia constantemente. Enquanto há vítimas reais, há taqmbém aqueles que querem distorcer o mundo ao seu bel prazer.

    Sábias palavras.

    ResponderExcluir
  3. é verdade, muitas pessoas hoje em dia se fazem de vitimas quando não são,, tendo vitimas de verdade por ai...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post e conheço muitas pessoas com esta mania de se fazer de vitima e pior isso não leva a nada!

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que não adianta nada se entregar ou até mesmo seguir o caminho errado justificando a falta de oportunidades na vida, acho que devemos ser o que realmente queremos e lutar por nossos objetivos por mais difícil que seja, pelo menos tentou e lutou e é certo que terá grandes chances de sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o chega de mimimi e rema rsrsrs Concordo e isso tá muito chato! Cada um consegue aquilo diante de seus esforços. Sou pobre, mas não fico me fazendo de coitada. Entrei pra faculdade como bolsista e não precisei de cotas....etc etc... Tudo reclamam, tudo é culpa dos outros...ja deu!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza não adianta colocar a responsabilidade pelo seu sucesso , ou a falta dele, em outras pessoas. Tem tomar as rédeas da sua vida, não tem jeito. Ninguém fara isso por você! É mais fácil fugir dessa responsabilidade, mas perde-se a oportunidade de saber o quanto você é capaz! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acredito que precisamos pontuar muito bem o que é vitimismo e o que é reclamar por direitos que nunca antes foram ouvidos. A pauta que você trouxe é muito importante de ser discutida, mas é muito delicada. Sou feminista e diversas vezes ouvi homens e mulheres também falando em como a luta do Feminismo é vitimista e mimimi, mas ninguém pesquisa de fato como a realidade de nós mulheres é completamente diferente da dos homens, como é desigual. Precisamos sim discutir assuntos como esse.

    ResponderExcluir
  9. Podemos dizer que somos a geração do mimimi, temos que tomar cuidado com tudo o que falamos porque ai estaremos ferindo o outro, é verdade. Esse é o mal do futuro.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com cada palavra, essa "geração mimimi" é um saco, e a grande maioria que reclama, nem sabe oq está dizendo pq nunca nem sentiu na pele, apenas sentem o prazer de perturbar e falar besteira!!

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia veja muitas pessoas se vitmizando. Isso tinha que acabar né.

    ResponderExcluir
  12. Preciso postar esse post pra muitaaaaas pessoas haha amei !

    ResponderExcluir
  13. Oie. Acho que hoje em dia tem muita gente se vitimizando por ai e estacionando, esperando os outros se compadecerem delas. A Vitimização no Brasil se tornou algo bem comum para muitos. Amei seu texto. Bjs

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas